sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Parasitas nojentos parecem coisa de outro mundo

Existem muitas coisas na natureza que ainda não conhecemos, por isso sempre somos surpreendidos ao ler sobre, por exemplo, estranhos parasitas que habitam a natureza.
Seria possível que estes seres pudessem substituir orgãos, criar chifres, dominarem a mente e o sistema nervoso de suas vítimas? A relação abaixo mostra os parasitas capazes de fazerem tudo o que foi descrito acima...
Veja aqui alguns dos vermes mais bizarros do mundo.



Worms filariais é o causador da elefantíase. Transmitida por moscas e mosquitos, os vermes filárias se alojam no tecido subcutâneo onde causam artrite, hiper e hipopigmentação. Os vermes grudam nas paredes dos vasos sanguíneos onde começam um processo de degradação que leva ao acumulo de linfa. Isso faz as partes do corpo incharem e aumentarem de tamanho.

Esse bicho que parece um besouro branco na boca do peixe se chama piolho comedor de língua. Apesar do nome meio assustador, esse parasita não mata seu peixe. Ele se aloja na língua e começa a viver do sangue e da mucosa bucal do hospedeiro. Com o tempo, a língua do peixe se atrofia e desintegra, cabendo ao piolho o papel da língua.

A vespa Cotesia Glomerata, é quase um alien. Ela coloca seus ovos dentro do corpo de uma lagarta. Quando os ovos eclodem, as larvas ativam um vírus presente em seu DNA e paralisam a lagarta. As larvas passam, então, a comer partes do hospedeiro e quando saem, formam seus casulos. A lagarta, já com seu sistema nervoso apodrecido pelo vírus, faz um novo casulo que protege ainda mais as larvas, que depois vão sair como vespas completas.

Custuca é uma planta parasita que se espalha por cima de outras plantas. Ela pode se espalhar por várias plantas ao mesmo tempo, roubando nutrientes e luz solar das demais.

O verne da Guiné é um dos mais antigos parasitas humanos documentados. Ele pode contaminar também cães, gatos, cavalo e gado. Eles vivem especialmente na Ásia e África. O parasita entra em um hospedeiro após a ingestão de água contaminada com larvas do verme. Eles provocam bolhas de vermes na pele do hospedeiro, que quando explodem, liberam uma quantidade imensa de larvas dentro do corpo da pessoa

Loa Loa, ou verme de olho, como é conhecido, é um parasita que entra no corpo do ser humano através da picada de uma mosca transmissora. Esse verme é normalmente encontrado na Índia e na África. Ele chega até os olhos das pessoas, onde se reproduzem.  

Essa lagarta usa um mecanismo para enganar as formigas e ser alimentada por elas. Niphanda Fusca secreta substâncias químicas que imitam as das formigas. Quando ela entra no formigueiro passa a receber comida das formigas operárias. Depois a lagarta entra em seu casulo normalmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...