sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Igualzinho aos seus primos, mas dentuço. Este é o Veado-de-penacho, uma espécie que vive principalmente no centro e sul da China, e no norte de Myanmar. Sua características físicas principais são um tufo de pelo escuro na testa, e os caninos afiados e proeminentes que os machos têm, e que podem medir mais de 2,5 cm.

 Embora lembre bastante o Pokémon, este animal foi batizado em homenagem a outra personalidade dos desenhos. Por causa de suas aletas-orelhas — duas estruturas que se projetam acima dos olhos — eles são conhecidos como polvos-dumbo (já que lembram o elefante da Disney). Eles vivem basicamente no fundo do oceano, em profundidades de cerca de 3.000 a 4.000 metros. 

 Conheça o rato-toupeira-pelado. Típico da Somália, Etiópia central e do Quênia, essa espécie de rato, como todos os roedores, tem dentes incisivos que nunca param de crescer e que precisam ser gastos constantemente — e, para isso, o rato-toupeira-pelado cava o tempo todo. Diz a ciência que esta espécie vive mais que os outros ratos, e que, inclusive, seria resistente ao câncer. Eles vivem quase a vida inteira embaixo da terra, e raramente são vistos na superfície. 

 Por causa de seu pescoço comprido, este animal é chamado de gazela-girafa. É encontrado nas regiões áridas da África. Na Somália, os nativos se recusam a comer a carne das gazelas-girafa porque acreditam que se trata de um parente próximo do camelo, e temem que, se fizerem mal a elas, seus valiosos camelos morrerão. Na verdade, a gazela-girafa é um antílope, e está muito mais próximo da gazela do que do camelo.

 A toupeira-nariz-de-estrela é um pequeno mamífero cavador que vive em túneis na América do Norte. Sua característica mais marcante é o nariz repleto de pequenos apêndices parecidos com tentáculos, que servem como órgãos sensoriais de tato e ajudam a toupeira a se guiar no escuro de seus túneis. Além disso, a toupeira usa os tentáculos para procurar alimento, já que é, como muitas outras espécies de toupeiras, cega .

Já pensou dar de cara com este bicho no fundo do mar?Calma, o encontro é bem improvável, já que o caranguejo-aranha-gigante (ou macrocheira kaempferi, seu nome científico) vive bem no fundo do oceano, principalmente nas águas do Japão.Ele pode pesar até 20 quilos, e, com as patas esticadas, pode chegar a impressionantes 4 metros de comprimento.

 Estes lábios vermelhos do peixe-morcego, que parecem até batom, não são apenas uma questão estética. Eles servem -junto com uma espécie de chifre que o peixe tem na cabeça – para atrair suas presas e capturá-las. A espécie vive nas Ilhas Galápagos, a 30 metros de profundidade. Na idade adulta, podem chegar ao tamanho aproximado de uma mão humana.

 O sapo-roxo, quem diria, é conhecido por sua aparência bizarra. Foi descoberto apenas em 2003, e é considerado um “fóssil vivo”. Ele conseguiu passar tanto tempo “escondido” dos cientistas por conta de seu estilo de vida — o sapo-roxo passa a maior parte do ano no subsolo, emergindo apenas por duas semanas, para acasalar.

 Tipo uma baleia com chifre. Este é o narval, um cetáceo de grande porte, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5 tonelada. Este “espeto” é considerado um dente, e é feito de marfim e pode chegar a até 3 metros de comprimento. Um em cada 500 machos tem duas presas em vez de uma.

 A característica que mais chama a atenção na saiga é seu nariz, flexível e parecido com a tromba de um elefante, e que serve para aquecer o ar no inverno e impedir que o animal inale poeira e areia. Ele vive na Ásia e, hoje em dia, há menos de 50 mil exemplares da espécie

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...